
Nome Científico: Poecilia sphenops.
Habitat: É encontrada desde o México até a Colômbia, em cursos de água doce, estuários e até ocasionalmente no mar.
Família: Poeciliidae (Poecilídeos).
Tamanho: Atinge até 6 cm.
Temperatura: Tropical - 28°C.
Sociabilidade: Pacífico e sociável, deve ser mantidas em grupos (acima de 3).
Agressividade: baixa (podem ocorrer eventuais disputas por território ou por fêmeas entre machos da mesma espécie).
Manutenção: Fácil.
Zona do Aquário: Todos os níveis, mas possuem tendências de ficar na superfície.
Aquário Recomendado: Acima de 60 litros, bem plantado e iluminado, com água levemente salobra (de 1 até 3 gramas por litro).
Alimentação: Onívoros com tendências herbívoras, recomendável ração à base de Spirulina.
Características: Peixes muito sociáveis, ativos, desinibidos e resistentes. Indicado para iniciantes. Sempre beliscando a decoração do aquário a procura de comida. Considerada uma ótima espécie para ajudar no combate a explosão de algas verdes. Indica-se a presença de duas à três fêmeas para cada macho.
Reprodução: Espécie muito prolífera com alta frequência reprodutiva. Fácil de se reproduzir em aquários. A fecundação é interna, pois trata-se de um poecilídeo. A fêmea incuba os ovos fecundados pelo macho através do gonopódio (nadadeira anal modificada do macho com a função de fecundar a fêmea) por cerca de 28 à 32 dias. Gera uma média de 14 à 60 filhotes por vez. Os filhotes nascem com um tamanho que varia de 3 à 5 mm, já espertos o suficiente para fugirem da mãe (nesta espécie embora não seja comum, ocorre canibalismo). Alimentam-se inicialmente com náuplios de artêmias e ração para alevinos finamente moída. Podem ser colocados com os adultos quando atingirem um tamanho que não caibam nas suas bocas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário