sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Bótia palhaço

Chromobotia macracanthus

Bótia palhaço

 










 São peixes tímidos quando em aquários com poucos esconderijos, sendo mais ativos quando há tocas suficientes e em grupos de cinco ou mais indivíduos. São ligeiramente agressivos quando estabelecem a hierarquia mas os conflitos normalmente não acarretam maiores consequências.


Pacífico, podendo conviver bem em comunitários. Apesar de pacífico, possui ferrões abaixo dos olhos que se abrem quando em situação de perigo. Não é aconselhável, assim, mantê-los junto com predadores muito grandes. É ideal manter grupos de pelo menos cinco indivíduos.

Onívoro, aceita pastilhas para peixes de fundo, artêmias, tubifex, bloodworms, pequenos pedaços de camarão e pequenos caramujos, sendo ótimos no controle deste tipo de praga.


Não há quase nenhum registro de reprodução em cativeiro, já que as bótias somente atingem a maturidade com oito ou mais anos de idade. Há controvérsias no que diz respeito longevidade do animal, embora não seja menos de vinte anos.

Apenas identificado em exemplares adultos. O macho possui a nadadeira caudal com extremidades voltadas para o centro, enquanto o formato nas fêmeas é reto.



História 
O Bótia Palhaço é originário da região da Indonésia. É um peixe de água doce e bastante popular na aquariofilia.

Uma característica bastante peculiar no Bótia Palhaço é o facto de imitir sons quando está excitado. Tanto ocorre quando acasala como quando se alimenta.

Outra particularidade à qual os aquariofilistas devem estar atentos é o facto de o Bótia Palhaço ter comportamentos estranhos, apesar de estar perfeitamente saudável. Não é raro ver um Bótia Palhaço deitado no fundo do aquário, nadar de lado ou permanecer ao contrário. Mas estes comportamentos que noutros peixes poderiam indicar doença ou morte, são normais no Bótia Palhaço e o animal não deve ser removido do aquário.

Temperamento

O Bótia Palhaço é um animal sociável, nada agressivo, e bastante tímido. Gosta de estar em grupo, de 5 ou 6 indivíduos. Por vezes pode-se agrupar com peixes de outra espécies. Dão-se particularmente bem com Barbos Tigre ou Coridoras Panda.

Aquário

Devido ao grande tamanho que o Bótia Palhaço pode atingir, o aquário deve ter no mínimo 250 l sendo o ideal rondará os 300/400l.

Para que o Bótia Palhaço se sinto confortável, é necessário criar esconderijos com ajuda de plantas ou grutas. As plantas utilizadas devem ser resistentes pois podem ser um pouco “maltratadas” pelo Bótia.

Se mesmo assim o Bótia raramente sair, pode diminuir a intensidade da luz ou criar zonas amplas de sombra no aquário. Estes peixes estão normalmente mais activos ao início da manhã e ao fim da tarde. Há quem aconselhe por isso a ter luzes azuis no aquário para poder observar os peixes na altura em que estão mais activos.

O Bótia Palhaço é um peixe exigente no que diz respeito à qualidade da água. Necessita de uma filtragem muito boa, de forma a deixar a água limpa e transparente. Para se sentirem mais confortáveis necessitam de equipamento que crie corrente na água.

A temperatura da água deve rondar os 25 a 30º C, o PH deve estar entre 5 e 8 e a dureza da água entre os 5 e os 12.

Descrição 

O Bótia Palhaço tem no máximo 30 a 40 cm, mas em média ronda os 22 cm. Tem um par de bigodes que o caracteriza. O corpo é laranja avermelhado com três listas pretas triangulares e verticais.
As fêmeas são mais encorpadas do que os machos.

Alimentação

O Bótia Palhaço é um peixe com bom apetite e pouco esquisito. Aceita flocos, caracóis, artémia, tubifex, comida granulada, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário