sábado, 2 de janeiro de 2016

Introdução

Introdução

O termo “peixe de água fria” no contexto dos aquaristas indica espécies de peixes que preferem águas mais frias. Temperatura próximo ou abaixo de 20º tipicamente é tolerado por estas espécies, algo quase impraticável entre a maioria dos peixes tropicais. O termo atribuído por aquaristas de certa forma é equivocado, uma vez que as espécies consideradas de água fria são chamadas assim por tolerarem uma amplitude térmica muito grande, contrário as espécies de água quente (tropicais), e não somente porque preferem águas mais geladas, como veremos ao longo do artigo.
Por tolerarem uma grande amplitude térmica e serem resistentes, são bastante apreciados por aquaristas iniciantes. Um grande chamativo na criação destes peixes em aquário refere-se a já comentada resistência a temperaturas baixas, podendo o aquarista economizar energia elétrica com o descarte de aquecedores, principalmente em épocas mais frias. Mas um aquário com peixes de água fria não se limita apenas a iniciantes ou pelo fato destas espécies serem tolerantes com diversos parâmetros, pois ele poderá trazer o prazer e recompensas como qualquer outro tipo de aquário que você está procurando.

Temperatura
A temperatura influência diretamente na variedade e quantidade de peixes que você poderá manter no aquário, além de ser um fator decisivo na fisiologia dos peixes. Peixes de água fria não exigem dispositivos de aquecimento, mas poderá ser necessária a utilização de resfriadores de água (chiller) durante os meses mais quentes ou em regiões de temperaturas extremas. Este fator pode nos limitar na escolha das espécies a se manter em aquário quando se reside em áreas com temperatura bastante elevada.
Os peixes são classificados como animais poiquilotérmicos, popularmente conhecidos como animais de “sangue frio”, ou seja, a temperatura do organismo sempre está bem próxima a do meio ambiente, portanto, as reações bioquímicas do peixe estarão ligadas intimamente a temperatura do ambiente e consequentemente o estado comportamental de seu corpo reagirá de acordo com a temperatura no qual esta inserido. Calcula-se que a diferença entre e temperatura do meio ambiente e do metabolismo de um animal poiquilotérmico fique entre 1º e 2ºC.

Espécies de peixes de água fria
Abaixo é apresentado algumas espécies tolerantes a grande amplitude térmica, embora várias espécies são consideradas tropicais e mantidas regularmente em temperatura tropical. Não entrarei em muitos detalhes acerca sua biologia e ecologia para não estender o artigo em demasia e porque muitas das espécies indicadas são mantidas regularmente no hobby, sendo possível se obter informações facilmente na internet ou com outros aquaristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário